Novo modelo mescla carro e moto em somente um veículo. Ele será apresentado no Salão de Frankfurt.

Conforme é de conhecimento geral, a renomada fabricante de veículos automotores Honda cresceu bastante e no mundo contemporâneo é uma referência global tanto na produção de automóveis quanto na produção de motocicletas.

E foi pensando neste contexto que os engenheiros da empresa tiveram a ideia de mesclar os dois tipos de veículos produzidos pela empresa em somente um, junção esta que deu origem ao protótipo 2&4 concept, que será apresentado oficialmente ao público no Salão de Frankfurt durante esta semana.

Quem olhar este veículo pela primeira vez, de imediato vai conseguir distinguir essa característica mista dele, que apesar de possuir quatro rodas, não há cabine. A ideia inspiradora da criação deste veículo foi originada a partir RA272, veículo que foi utilizado pela Honda no decorrer da temporada do ano de 1965 da Fórmula 1.

O que chama bastante atenção neste carro é a sua dimensão, haja vista que o seu cumprimento de apenas 3,04 metros é mais semelhante ao de uma motocicleta do que de um carro.

E por falar em motocicleta, vale a pena ressaltar que o bloco que foi utilizado no 2&4 concept é derivado da RC213V, motocicleta utilizada pela Honda nas competições, tais como a MotoGP.

O propulsor deste veículo é 1.0 V4, o qual tem a capacidade de ofertar uma potência máxima de 215 cavalos e um torque de 12 mkgf, motor este que foi instalado na parte central do modelo. O sistema de transmissão tem a presença de duas embreagens e seis velocidades. Convém ressaltar também que este motor tem a capacidade para chegar ao limite de 14 mil rotações por minuto.

O espaço que foi destinado ao piloto/motorista foi o menor possível, a título de exemplo, como nos veículos convencionais há a presença de painel de instrumentos ou para-brisa, neste carro somente tem um vidro pequeno logo acima do volante, local onde são projetadas as informações em tempo real.

O fator que mais aguçou a curiosidade de todos foi o peso deste protótipo que é de apenas 405 Kg.

Por Adriano Oliveira

Honda 2&4 concept

Honda 2&4 concept

Fotos: Divulgação


O Brasil é o país onde há a maior incidência de raios do mundo. isso deve-se ao fato do nosso país ser grande, com diversos tipos de clima, e também por conta do aquecimento global que afeta o mundo todo.

Contudo os motoristas estão protegidos contra raios, tendo em vista que os carros são superfícies metálicas fechadas, que impedem a penetração da eletricidade para dentro do veículo, onde se encontra o motorista. Já as motocicletas não são, e nem nunca serão um ambiente seguro para o abrigo contra as descargas elétricas, pois elas são meios de transporte abertos, que não possuem nenhum tipo de "gaiola metálica".

Sempre estará mais seguro dentro de um carro do que fora dele, porém, o condutor não deve tocar em nehuma parte metálica do carro, para estar totalmente protegido.

O automóvel  trouxe muitos beneficios, e a proteção contra raios é mais um destes benefícios.

Por MS





CONTINUE NAVEGANDO: