Mesmo com o aumento no preço, o Toyota Etios é uma opção que tem agradado bastante. Tanto que a empresa não tem mais ambições para o mercado brasileiro e continuará com o número que a fábrica consegue produzir anualmente: 70 mil unidades.

A montadora não tem muitas expectativas para o segmento a curto prazo e o aumento na produção que será de 14 mil carros a mais vai para outros países. O modelo 2015 chegou às concessionárias com novos itens de série e algumas mudanças.

Em 2013 foram vendidas 63 mil unidades do Etios no país e 7 mil unidades foram exportadas para a Argentina. O número de modelos destinados ao mercado nacional será o mesmo, restando 20 mil unidades com os 14 mil que serão produzidos a mais. A empresa afirma que não exporta o Etios apenas para o mercado argentino e busca aumentar as exportações para países do MERCOSUL.

A hatch linha 2015 conta com quatro versões: X, com motor 1.3 de 84 cavalos, XS, XLS e Platinum com motor 1.5, 16V de 92 cavalos. A versão Cross foi mantida como versão especial do modelo. A linha sedan também recebe a mesma nomenclatura, entretanto traz um motor 1.5 e 16V. Um fato curioso é que o motor 1.3 tem um desempenho de 12,5 km/l na cidade e 13 km/l, enquanto o 1.5 tem média de consumo 12,4 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. Já todas as versões do sedan fazem 11,9 km/l na cidade e 14 km/l na rodovia.

Entre as novidades da versão de entrada estão a regulagem de altura do banco do motorista, novo tecidos dos bancos, alerta do farol, volante com o mesmo design do Corolla e outros. As versões X e XS contam com novo som com Bluetooth, cujos comandos podem ser acionados no volante e acabamento que imita couro nos bancos. As versões XLS e Cross vêm com novo acabamento do volante em couro, bancos com padrão “comfort drive” e outras novidades. 

Por Robson Quirino de Moraes

Toyota Etios

Toyota Etios

Toyota Etios

Fotos: Divulgação


A Toyota anunciou que começará a vender a série especial Platinum do seu modelo Etios, que começa a ser vendido na versão hatch (R$ 47.090) e sedan (R$ 49.790). Ambos são feitos com base no topo de linha XLS, mas com alguns itens exclusivos, como os bancos de couro. Segundo a montadora, a série especial “agrega novos itens de série destinados a consumidores que buscam mais conforto e sofisticação”.  Além disso, os dois vêm equipados com  direção com assistência elétrica, airbag duplo frontal,  ABS, pintura metálica, grade frontal cromada, lanternas traseiras com lentes escurecidas, sensor de estacionamento,  rodas de aro 15, entre outros equipamentos.

Em seu interior o Toyota Etios conta com acessórios detalhes de acabamento cromados,  travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, espelhos retrovisores com comando elétrico rádio AM/FM, CD player e entrada USB com comando no volante de base, o volante vem em couro com costura diferenciada, painel Total Black, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, maçanetas internas das portas em prata fosco.

O motor que impulsiona a novidade é o conhecido 1.5 16V, que entrega até 96,5 cv se abastecido com etanol, que funciona em conjunto com o câmbio que será disponível somente manual de 5 marchas. A montadora ainda não tem a intenção de lançar o modelo Platinum com o câmbio manual. O que pode acontecer é que futuramente a opção seja lançada no mercado, assim como foi com o Etios, que chegou para revenda somente com o câmbio manual, mas que atualmente também disponibiliza a opção do câmbio automático.

Por enquanto, as cores disponíveis do carro serão somente prata e preto. A montadora ainda não se pronunciou sobre aumentar o número de cores disponíveis para o carro, isso vai depender da procura do consumidor por cores diferentes, o que fará com que a Toyota adicione cores ao mercado.

Por Igor Lima

Toyota Etios Platinum

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: