Pagamento do IPVA AC 2022 – Valor, Descontos, Alíquotas




Confira aqui detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado do Acre.

O novo calendário, atualizado, para quitação de IPVA neste ano de 2022 está sendo divulgado em toda a Região Norte do Brasil.


Assim, a tabela contendo os valores está integralmente definida e atualizada por meio da Secretaria pertence ao Estado da Fazenda do Acre, ou Sefaz. Portanto, todos os contribuintes poderão efetuar os pagamentos de seus boletos em duas modalidades: via prestação única (o cidadão que quitar dentro do prazo estabelecido terá direito a até 10% de desconto); ou em até três parcelas, também dentro do prazo.

Este novo calendário para a quitação do imposto saiu em recente publicação no Diário Oficial daquele Estado, o DOE.

Anualmente, em relação a todo tipo de automóvel, de modo que os mesmos tenham autorização para circularem pelo país regularmente, cada proprietário deve quitar esta taxa que compõe o Licenciamento e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou o IPVA.

Desta maneira, a nova tabela apresenta as datas efetivas para a quitação das prestações, ou prestação, seguindo a ordem dos códigos numéricos, respeitando os números finais das placas dos automóveis, e em sequência crescente.

Portanto, o boleto para a quitação do valor pode ser visualizado e impresso por meio de acesso ao portal oficial digital do órgão Detran, podendo ser acessado presencialmente dirigindo-se à própria autarquia. Outra maneira de obter este mesmo documento é via presencial em qualquer uma das agências pertencentes à Secretaria da Fazenda, em cada comarca. A grande e positiva novidade para este ano é a seguinte: a quitação das prestações poderá ser efetuada via Pix.

Em nota oficial oriunda do governo estadual, a direção de administração tributária explicou que o novo pagamento via Pix foi adotado de forma inédita no Acre, bem como para outros tipos de tributos estaduais, de modo a facilitar a vida dos cidadãos da própria Fazenda. Este processo permite a todo contribuinte munida de um smartphone efetuar seus pagamentos por meio de qualquer instituição bancária, e a qualquer hora do dia.

Leia também:  Características de Grandes Picapes

No site da Agência de Notícias do Acre todos os proprietários de automóveis residentes neste Estado poderão conferir a ilustração da tabela atualizada, indicando as datas das prestações em conformidade com os códigos numéricos sequenciais das placas, em relação ao Ipva sobre veículos usados.

A mesma direção explicou que é mantida, naquela região, congelada a alíquota há duas décadas, ou seja, desde janeiro do ano de 2002, a qual prevê um imposto na escala de 2% sobre os mais comuns carros de passeio, para as caminhonetes e na escala 1% em relação às motocicletas, aos caminhões e aos ônibus (transporte coletivo).

Mesmo assim, ainda que mantidos estes percentuais durante duas décadas, o governo adianta aos cidadãos contribuintes que, para o próximo ano, 2023, os proprietários de automóveis deverão sentir, em leve medida, o aumento sobre o valor deste imposto, considerando o fato de uma parcela significativa dos automóveis usados se tornarem mais valorizados nesse mercado. Para este tema, consulte a tabela FIPE.

Os gestores do órgão explicaram que nos últimos dois anos houve um fato atípico ocorrido no setor automotivo, devido a alguns problemas em fábricas, montadoras de automóveis, que passaram por breve crise, durante a pandemia, gerando baixa oferta de veículos zerados e aumentando, por conseguinte, as aquisições de modelos de segundo-mão, o que acarretou, também, elevação nos valores de mercado no setor de usados. Por esta razão, a tabela FIPE já começa a atualizar os preços nesse mercado e os veículos das revendedoras estão ocupando patamares de venda mais altos.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.