Como Baixar e Instalar a e-CNH em seu Celular?



Saiba aqui como fazer o download e instalar a e-CNH no celular.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), como tantos outros documentos, tem se tornado cada vez mais essencial. Para quem desconhece, a CNH é um documento que assegura a nível nacional que o cidadão, que lhe porta, possui condições físicas e psicológicas de dirigir um veículo.

Todavia, com as evoluções tecnológicas e digitais que frequentemente tem ocorrido, já é possível viajar sem fazer uso da CNH impressa. A novidade é que já está sendo disponibilizada a Carteira Nacional de Habilitação de forma completamente digital. Se você, leitor, ainda não possui conhecimento deste fato, não se preocupe! Além de esclarecer a sua funcionalidade, te ensinaremos a utilizar este novo serviço.



A CNH digital possui o mesmo valor jurídico e a mesma validade da CNH impressa. Esta nova evolução pode ser utilizada por aquelas pessoas que veem na CNH digital a possibilidade de segurança e praticidade, pois ao acessar o documento, quando necessário, pela tela do celular, eventos como possíveis perdas e danificações estarão sendo evitados. Todavia, é de extrema relevância esclarecer que o uso da CNH digital não anula a versão física do documento, o que significa que o uso das duas versões é indiscutivelmente possível.

Interessados em usufruir da CNH digital podem realizar o download do aplicativo E-CNH Digital na loja da Play Store, para quem possui smartphone com o sistema Android ou na loja de aplicativos da App Store, para quem possui iphone. Além disso, também é possível acessar o documento no formato digital pelo site https://www.e-cnhsp.sp.gov.br.



Além disso, outros serviços podem ser acessados e solicitados pelo aplicativo. Entre eles, interessados podem realizar a solicitação da primeira habilitação, solicitar a renovação da mesma, a reabilitação (que ocorre quando o motorista ou a motorista perde a CNH por inadimplências e consequente perca de pontos) ou ainda a adição de categoria, que se refere a classificação. Em casos de solicitação da primeira habilitação, é possível também que aulas práticas ou teóricas, bem como simulador, sejam consultados.

Leia também:  Hyundai Ioniq 2019 - Lançamento no Brasil, Características

Mas afinal, é necessário apenas baixar o aplicativo? Não! Informações dão conta e orientam que, embora o aplicativo já esteja disponível para todos os brasileiros, o procedimento que viabiliza o acesso a CNH Digital só é completado após uma consulta ao Detran de cada estado. O intuito da consulta ao órgão se dá pela necessidade de obtenção de um código. Somente depois de obter o código, é que será possível realizar o download do documento no formato digital.

Além dessas informações, se fez necessário ainda, esclarecer outros pontos. A CNH Digital só é válida se for obtida através do aplicativo E-CNH, isso quer dizer que prints de tela do smartphone que se refiram a imagem em reprodução, não serão aceitos.

Ademais, carteiras de habilitação que não possuírem o QR Code no verso documento – este que desde de meados do ano de 2017 passou a ser exigido – infelizmente não conseguiram acessar a carteira de habilitação digital. Esta informação serve como um alerta para que motoristas que possuam está falha, atentem-se as atualizações.

Contudo, em casos como estes, o Detran oferece duas soluções. A primeira delas consiste em o motorista aguardar a data de renovação da carteira pois, automaticamente, na nova versão o QR Code será incluído ou, ainda, realizar a solicitação de uma segunda via. Nesta, o QR Code também será inserido.

Por fim, é importante informar que o uso do aplicativo E-CNH não é obrigatório. Sendo assim, quem preferir, pode continuar utilizando a versão da carteira de habilitação física. Lembrando que a versão digital está disponível para download de forma totalmente gratuita. E para quem tem dúvida se a versão do documento impresso deixará de ocorrer, esclarecemos que, até o momento, esta opção não é considerada.

Leia também:  Lançamento do Novo Mercedes-Benz Classe A no Brasil

Jayane Rafaelly Souza Silva

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *