Como Fazer o Licenciamento Digital do Veículo (CRLV-e) ?

Saiba aqui o como fazer o Licenciamento Digital do Veículo (CRLV-e).

Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando com essa pandemia, as contas não param!

Vários setores públicos e também privados, que antes tinham um atendimento presencial, com filas enormes ou aqueles painéis com senhas, hoje estão fazendo agendamentos, com o dia e a hora do comparecimento, para não causar aglomeração, ou então, já tem um sistema de cobrança, totalmente informatizado e online.

Um exemplo, e também algo muito importante e obrigatório, é o serviço de licenciamento de veículos, que, aliás, neste mês de Abril, deve ser pago pelos proprietários de carros com a placa de final “1”. Para as placas com final “2”, o pagamento deverá ser no mês que vem, já para as placas de final “3” e “4”, os pagamentos serão em Junho e Julho, respectivamente.

No mês de agosto, dois finais de placa farão os pagamentos, “5” e “6”.

Finalizando, nos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, também respectivamente, a ordem mensal das placas são as de final “7”, “8”, “9” e “0”.

Voltando ao licenciamento, desde o ano passado ele é feito de forma digital, precisamente, desde o dia 08 de maio de 2.020. O título relacionado a isso é a “CRLV-e”, ou seja, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital, e é um documento que deve estar com o condutor, nos momentos em que o carro estiver em circulação.

Em caso de alguma fiscalização, o motorista deverá apresentar este documento, que é fornecido por um aplicativo instalado num celular. Uma versão impressa também é um documento válido, que é adquirido no momento do pagamento, porém, o porte desta versão em tamanho “A4”, não é obrigatório.

Leia também:  Aston Martin One-77 - Versão Exclusiva e Limitada - Novidades

Algo importante de se lembrar e que está divulgado no site do “poupatempo”, é que a partir do dia 4 de janeiro deste ano, 2.021, o “Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital” (CRLV-e), está valendo como o CRV (Certificado de Registro de Veículo) e também como CLA (Certificado de Licenciamento Anual).

Para fazer o licenciamento digital é simples, primeiro escolha onde pagar, pelo internet banking, caixa eletrônico ou qualquer um dos bancos conveniados ao Detran.SP (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Daycoval, Rendimento, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil e Safra). Por qualquer um deles, forneça o número do Renavam do veículo em questão e faça o seu pagamento. Caso houver outros débitos, como multas, por exemplo, a sua quitação estará incluída neste pagamento.

Após este procedimento, aguarde até 3 (três) dias para que o CRLV-e esteja pronto para download e você possa salvar este documento no celular ou até mesmo imprimir, lembrando que esta opção não é obrigatória, mas, e se acabar a bateria do telefone? Não é?

Para fazer isto, acesse um dos portais, do Poupatempo, Detran.SP ou Denatran, ou pelos “App’s”, Poupatempo Digital, Carteira Digital de Trânsito – CDT ou também pelo, já citado, Detran.SP.

No caso de usar o aplicativo do Poupatempo, após efetuar login, procure e clique no menu “Veículos”, em seguida, acesse o item “Licenciamento Digital (CRLV-e)”. Todo o processo é bem simples, onde um local para baixar o documento será rapidamente localizado.

Devo lembrar que todos os débitos relacionados ao veículo deverão estar quitados para a emissão do CRLV-e.

Um outro exemplo de serviço modernizado é o da “Carteira Digital de Trânsito”. Após instalar o app, se for um novo usuário, um “passo a passo” irá fazer o seu cadastro, de forma rápida e intuitiva, caso já seja cadastrado, basta informar CPF e senha que o acesso será liberado.

Leia também:  Mitsubishi Lancer ganha Versão Crossover

Não só em tempos de pandemia e isolamento social, que ainda estamos vivendo, mas em novos tempo que virão, a comodidade que ganhamos com a tecnologia é absurda. Não vamos mais precisar sair de casa para enfrentar filas, problemas com estacionamento ou até mesmo com o “transporte público”, tudo estará na nossa frente, a um toque de distância.

E você, já se informatizou?

Por Fernando Dias

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *