Fiat 500X 2019 – Especificações, Características





Novo Fiat 500X chega ao mercado brasileiro com novos equipamentos e novos motores.

Com chegada confirmada no mercado brasileiro, o mais rápido possível, de acordo com o que foi apurado na última edição do Salão do Automóvel que ocorreu na cidade de São Paulo no mês de novembro de 2018, o Fiat 500X em sua linha 2019 é apresentado com alterações bastante discretas tanto na questão de motorização, disponibilizando um turbo, como em seu visual. Na sua aparência, agora seus faróis contam com lâmpadas com tecnologia LED, desta forma fazendo uso de um conjunto que oferece 20% a mais de eficiência do que o anterior, de acordo com a fabricante. Entretanto, o destaque principal ainda fica por seus novos propulsores sobrealimentados. Isso significa que a linha 2019 do Fiat 500X passará a ser dotado de uma variante com turbinação dos motores chamados de Firefly. Os novos chegam a ser 20% mais eficientes se comparados com os motores anteriores que estão presentes no mercado europeu e foram executados testes de longa duração, totalizando uma rodagem de 5 milhões de km, o que exigiu que o teste ocorresse em 60 mil horas, ainda mais as outras 75 mil horas em que se realizou os testes virtuais.

Após tudo isso chegou-se ao resultado final, que é um novo motor de mil cilindradas e com três cilindros, capaz de produzir até 120 cavalos de potência e um torque de 19,3 kgfm, tendo a força transmitida para seu eixo dianteiro com o auxílio de um câmbio manual, dotado de 6 diferentes velocidades. Situado um pouco acima se encontra o também novo turbo 1.3, com quatro cilindros, capaz de gerar 150 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque o qual possui um câmbio automatizado, com dupla embreagem e seis velocidades. Apesar disso, ainda é menos potente do que o motor que equipa o Jeep Renegade em certos mercados, onde o mesmo conta com 1.3 litros, potência de 180 cavalos, e torque de 27,5 kgfm.




Os dois citados anteriormente são produzidos em alumínio para que assim se reduza seu peso final, fazendo com que o motor 1.0 tenha um peso de somente 93 kg. Embora tenha trazido novos propulsores, o veículo compacto ainda continuou com o motor 1.6 E.TorQ, que produz uma potência de 110 cavalos e se encontra acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades. Mesmo assim contará com variante a diesel, possuindo três diferentes opções de motorização: o 2.0 com potência de 150 cavalos, 1.6 com 120 cavalos e, por fim, o menor, 1.3 com 95 cavalos.

O último motor citado, o de 1.3 litros será comercializado de forma exclusiva com transmissão manual de seis velocidades e tração em seu eixo dianteiro, já o motor de 1.6 litros pode contar com uma transmissão dotada de dupla embreagem. Por fim, o 2.0 contará com uma transmissão automática de 9 velocidade, além de possuir tração em suas quatro rodas. Não se sabe ainda qual dessas variações estará presente no mercado brasileiro. Entretanto, acredita-se que o mais provável é que por aqui desembarque o 1.6 E.TorQ ou ainda o turbo 1.3 com três cilindros.


O modelo 500X da Fiat em sua linha 2019 recebe ainda de série alguns itens de segurança para os ocupantes, como assistente de faixa de rolamento, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem de emergência automática, faróis automáticos tendo o farol alto de forma adaptativo, alerta de ponto cego para o condutor e diversos outros. Além disso, recebe a central multimídia Uconnect, em sua última versão, que possui display com 7 polegadas, que realiza integração com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré e também navegação através de GPS.

Por Filipe Silva

Fiat 500 X 2019

Fiat 500 X 2019

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *