Chery Tiggo 5X 2019 – Lançamento, Características




Modelo chega para concorrer com HR-V e outros SUVs.

A montadora chinesa Chery, que está presente com fábrica no Brasil há mais de 4 anos, está entrando com tudo no mercado de SUVs compactos para o ano de 2019! A estatal chinesa anunciou na terça-feira (11) que o seu Tiggo 5X vai partir de R$ 86.990 na versão mais básica; custará R$ 96.990 na versão top de linha. Os carros entrarão no mercado na segunda metade de dezembro.

Há uma fábrica localizada no município de Anápolis, Goiás, que produz a maioria dos carros da Hyundai no Brasil (com exceção do HB20 e do Creta). Essa fábrica vai ganhar a produção do Tiggo 5X e provavelmente de outros modelos da Chery.


Comparado a concorrentes no setor de SUVs o novo carro da Chery é maior que o SUV da japonesa Nissan, o Kicks. Enquanto o Nissan Kicks 2019 tem o comprimento de 4,29 m, o Tiggo 5X tem 4,34 m. O SUV da japonesa Honda, o HR-V, tem 4,29 m.

Motor

O motor do sino-brasileiro é bicombustível e tem potência de 150 cavalos (111 quilowatts) quando abastecido com etanol. Com o derivado do petróleo ele chega a 147 cavalos (109 quilowatts). O carro vem equipado com uma transmissão automatizada de 6 velocidades.

Versões

5X T– O modelo mais “básico” vem equipado com luzes de direção diurna (as chamadas DRL), que facilita a visualização do carro durante o dia. Sua central multimídia tem compatibilidade com telefones celulares rodando o sistema Operacional Android, através do Android Auto e também com telefones com iOS, através do Apple Carplay. Essa central multimídia tem uma tela de quase 23 centímetros de diagonal. O carro tem 4 alto-falantes e dá conforto aos ocupantes do banco traseiro com as saídas de ar traseiras e bancos traseiros bipartidos. Não poderiam ficar de fora tecnologias como a chave presencial e o freio de estacionamento elétrico.


5X TXS– O modelo mais completo conta com toda a tecnologia disponível no modelo mais básico e algumas coisas a mais. No caso das luzes, além das luzes de direção diurna (DRL) o modelo tem faróis de neblina. Há um mimo especial nas rodas, que vêm com aros de quase 46 cm (18 polegadas). Outro item em alta e que está presente nessa versão é o teto solar panorâmico, que é maior do que o teto solar comum. Não poderiam deixar de faltar os bancos de couro na versão mais completa, e ainda com ajustes elétricos! Vamos falar de segurança? Air bags laterais e de cortina complementam a segurança. E como se os 4 alto-falantes da versão básica não fossem o suficiente, essa versão vem com 6.

O Tiggo 5X foi apresentado no último salão do Automóvel de São Paulo, que ocorreu entre os dias 8 de 18 de novembro de 2018.

Sobre a Chery

A Chery é uma fabricante de automóveis chinesa com sede em Wuhu, província de Anhui, na China. A montadora foi inaugurada pelo governo da China em há 21 anos (em 1997) e é uma empresa estatal. Seus principais produtos são carros de passeio, minivans e SUVs; mundialmente, vende carros de passageiros sob a marca Chery e veículos comerciais sob a marca Karry. A Chery é a décima maior montadora chinesa, medida pela produção de 2012 (cerca de 590 mil unidades produzidas). A Chery iniciou a produção de automóveis há 19 anos (em 1999) e sua exportação da China há 17 anos (em 2001).

No Brasil

No Brasil a empresa tem uma base de produção em Jacareí, no interior de São Paulo e já opera há mais de 4 anos. Na segunda fase, a fábrica atingirá uma capacidade de produção anual de 150.000 unidades. Agora em 2018 a montadora se junta à coreana Hyundai na produção de carros em Anápolis, Goiás, onde será produzido o Tiggo 5X.

Por Bruno Rafael da Silva

Chery Ttiggo 5X 2019

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *