A Land Rover nasceu no Reino Unido no ano de 1948 e é uma das pioneiras na indústria automobilística, principalmente devido à linha dos conhecidos SUVs. Os mais vendidos hoje no Brasil são os modelos Range Rover Sport e o Range Rover Evoque.
Como já havia sido cogitado, o Grupo que agora é chamado de Jaguar/Land Rover confirmou que a sede brasileira será realmente no Rio de Janeiro, na cidade de Itatiaia. Especula-se que cerca de mais de 400 empregos serão gerados em um projeto que vai custar cerca de R$ 750 milhões.
A nova fábrica nacional deverá produzir 24 mil veículos ao ano e as primeiras unidades a ficarem prontas serão apresentadas em 2016.
As obras vão começar no próximo ano e a empresa não abriu detalhes sobre os modelos que serão fabricados em solo brasileiro, mas certamente o Evoque e o Freelander já estão previstos na lista.
Todos os detalhes foram acertados e firmados sob a presença do Governador Sergio Cabral, do Diretor Global de estratégia e Desenvolvimento Phil Hodkinson e do Presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, Flavio Padovan. Sendo assim, o Brasil fica sendo o 4º país a ter a fábrica da britânica. As outras são na própria casa, o Reino Unido, na China (que tem parceria com a Chery Motors), além de uma unidade recém-inaugurada e que é direcionada a veículos somente desmontados que fica na Índia.
Segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até o mês de outubro a Land Rover alcançou a marca de 8.920 mil carros emplacados no Brasil com importação do Reino Unido. Um considerável aumento de 30% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Com esses dados o Grupo passa a ficar lado a lado com a BMW e Mercedes-Benz em relação ao número de vendas.
Por Luciana Ávila
Foto: Divulgação
muito bom de parabens muito futuro para nossos filhos