O novo hatchback A3 da Audi foi apresentado no Salão de Genebra, na Suíça. A versão vem mais imponente que o seu antecessor, além disso, o modelo recebeu para-lamas agressivos e entradas de ar mais amplas.
As mudanças não param por aí, afinal a parte interna também sofreu alterações. Embora o painel se assemelhe ao do Audi A1, boa parte dos controles passou a ser comandada por botões contidos no volante, uma característica exclusiva dos carros mais elaborados da montadora, como o A8 e o A6.
Os menus musicais também foram atualizados, sendo separados pelo nome do artista, do álbum e pelo título das músicas. Dentre outras funcionalidades, o A3 recebeu uma tela deslizante, com itens 3D que remetem aos iPhones.
Em termos de segurança, o A3 conta com um freio eletromagnético de estacionamento, bem como um navegador inteligente, que evita colisões e atropelamentos, além de direcionar os motoristas em rodovias.
O A3 será disponibilizado com três portas e três tipos de propulsão, dentre elas o motor a diesel 2.0 TDI, que desenvolve 150 cavalos de potência e os motores a gasolina 1.4 TSI e 1.8 TFSI que atingem respectivamente 122 e 180 cavalos.
Por Larissa Mendes de Oliveira