A Fiat-Chrysler começou a produção do subcompacto Fiat 500, em Toluca no México, e está prestes a se beneficiar de acordos de livre comércio que podem ajudar a Fiat na sua liderança no Brasil.
O Fiat 500 está sendo usado para reintroduzir a Fiat no mercado americano depois de quase 30 anos.
A Chrysler, que é controlada pela italiana Fiat, planeja construir mais de 120 mil unidades do Fiat 500 em Toluca, sendo que mais de 50 mil serão exportados aos Estados Unidos e Canadá. O próximo maior mercado será o Brasil.
O presidente executivo da Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne, espera que o Fiat 500 fabricado no México esteja disponível a um preço menor no Brasil. Muitas montadoras estão tirando vantagem do relacionamento do México com o Brasil.
O número de veículos produzidos no México que são exportados para o Brasil chegou a 100 mil no ano passado, enquanto que em 2005, esse número era de apenas 5 mil.
Marchionne pretende vender, no Brasil, mais de 1 milhão de carros anualmente até 2014 e anunciou que em dezembro deverá investir cerca de R$ 3 bilhões para construir uma fábrica aqui para aumentar a produção.
Por Andrea Gomes
Fonte: Bloomberg