Volvo passará a usar somente motores elétricos em seus carros a partir de 2019.

Parece que o fim dos carros com motores a combustão já tem data programada. A Volvo, uma das maiores montadoras de carros do mundo, de origem sueca, declarou no início deste mês de julho que a fabricação de carros a combustão deverá ser abandonada a partir de 2019.

O anúncio feito na última quarta-feira, dia 5 de julho, pelo atual presidente da empresa, Hakan Samuelson mostra claramente a preocupação da empresa com uma tendência mundial cada vez mais crescente: deverá investir pesado na fabricação de modelos de automóveis com motores elétricos.

A intenção inicial da fabricante com o anúncio feito é que todos os seus modelos passarão a contar com motores elétricos num prazo de dois anos.

De acordo com o dirigente mundial da marca, a preocupação da empresa com a preservação do meio ambiente partiu de uma demanda atual das pessoas em buscar alternativas mais limpas e econômicas dentro das grandes cidades e a busca por carros do tipo elétrico tem aumentado muito nos últimos tempos. Seguindo esta linha, o objetivo da empresa é a construção de um modelo novo de fabricação que emita cada vez menos dióxido de carbono para atmosfera.

Para se chegar a um modelo totalmente elétrico a partir de 2019, inicialmente, a marca deverá investir num tipo de motor do tipo misto, que seja capaz de utilizar uma arquitetura de propulsão única e ligada a um padrão de combustão primário. Este tipo de funcionamento já vem sendo empregado nos automóveis do tipo híbrido fabricados na atualidade.

O compromisso da fábrica de automóveis com os milhares de consumidores mundiais é trabalhar para que as populações urbanas possam desfrutar de cidades cada vez mais limpas em termos de qualidade do ar, sem abrir mão das facilidades que os avanços tecnológicos proporcionados pela indústria automobilística possam trazer a seus habitantes.

Entre 2019 e 2012, deverão ser lançados novos modelos que passaram a ser totalmente elétricos e assim a empresa possa ser a primeira marca mundial de peso a investir em carros que possam incorporar o conceito de um motor ecologicamente correto e que respeite a natureza.

Por Emmanoel Gomes

Carro elétrico da Volvo


Modelo pesa mais de duas toneladas e consegue ir de 0 a 10 km/h em 5,5 segundos.

A Volvo apresentou recentemente uma de suas últimas novidades: um SUV híbrido que conta com um peso de mais de duas toneladas e que consegue ir de 0 a 10 km/h em 5,5 s. Essas são apenas algumas das particularidades do novo XC90 T8. O modelo foi “obra” da Polestar, a divisão da marca que é responsável pelo desenvolvimento dos carros de competição pertencentes à montadora além das versões dos modelos esportivos topo de linha. Então, vamos ver alguns detalhes dessa novidade do setor automobilístico.

Sobre a motorização do carro:

A novidade vem com um motor 2.0 sendo quatro cilindros e com injeção direta. O bloco é um turbo supercharger. Além dele ainda vamos encontrar um motor auxiliar, elétrico. Na opção mais simples batizada de T8 Twin Engine o XC90 entrega 406 cv de potência com 65,2 kgfm de torque. Como a Polestar entrou no projeto nada mais natural do que esperar um upgrade e foi exatamente isso que ocorreu. O SUV ganhou de quebra mais 20 cavalos e 4,1 kgfm. Em todas as opções com tração integral.

As alterações necessárias:

A divisão esportiva da marca ainda fez algumas alterações com relação às respostas do acelerador. A transmissão automática de oito velocidades também teve a sua vez. Agora há a retenção da marcha no caso do veículo fazer uma curva com força G (lateral) muito grande. De acordo com as informações dadas, as modificações feitas nesse sentido tem uma importância fundamental uma vez que evita o fato do câmbio trocar de marcha sozinho. No caso disso ocorrer, o carro eventualmente poderia perder a estabilidade.

Para fechar ainda temos alguns aspectos que são interessantes de serem destacados. Um deles diz respeito aos bons números que a marca conseguiu manter para o carro em especial se o assunto a ser tratado for o consumo de combustível. De acordo com as informações divulgadas o XC90 T8 conseguiu manter esses “bons números” em parte graças a presença do já citado motor elétrico. Segundo a Volvo com ele o veículo passa a contar com uma autonomia de cerca de 43 km.

Disponibilidade:

O novo modelo da Volvo já está disponível, inicialmente apenas no mercado europeu. Porém, há a expectativa de que a perua V90 e também o sedã S90 sejam os próximos a irem para o mercado com o mesmo motor apresentado nessa versão.

Por Denisson Soares

Volvo XC90 T8

Volvo XC90 T8

Volvo XC90 T8

Fotos: Divulgação


Nova família de carros compactos serão lançados no mercado europeu e irão competir com os modelos Volkswagen Golf e Ford Focus.

Os carros compactos são uma verdadeira febre no mundo dos automóveis. Recentemente, a montadora Volvo revelou que pretende lançar uma nova família de carros compactos. A montadora está trabalhando em uma nova linha para o mercado europeu. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a montadora chinesa Geely, sua proprietária, na cidade de Gotemburgo, na Suécia, em um centro de tecnologia criado pela proprietária chinesa da montadora: o China Euro Vehicle Tecnnology, ou simplesmente CEVT.

Dentre os modelos que irão compor a nova linha de carros devem estar o competidor para o modelo VW Golf e também para o modelo do Ford Focus, um novo modelo XC40 crossover e a montadora também promete um sucessor para o modelo V40. Além de todas essas promessas, a montadora também pretende lançar novos carros para a linha da Geely, tanto na China quanto na Europa.

Os novos carros serão feitos sobre uma plataforma modular que permitirá que os modelos sejam ajustados no comprimento, altura e largura e também no espaço entre eixos, para melhor se adaptar às características próprias de cada veículo.

As peças dos modelos também devem manter a mesma tecnologia, que garante maior conforto a todos os integrantes dos veículos. Alguns exemplos das inovações presentes nos carros da Volvo e que já fazem sucesso entre os clientes é o uso do sistema de aquecimento nas versões manual e automática. O motorista é capaz de escolher entre diferentes temperaturas, a que melhor se adapta às suas necessidades, possibilitando um ambiente interno altamente confortável.

A data de lançamento da nova linha ainda não foi revelada, mas a montadora Volvo deve revelar o design e alguns detalhes dos novos modelos em, no máximo, dois anos e meio. Enquanto a data de lançamento não chega, basta aos admiradores dos modelos das montadoras acompanharem as novidades para este ano, e os principais fóruns, em busca de novidades sobre esse importante lançamento.

Por Patrícia Generoso

Volvo V40 Crosscountry

Foto: Divulgação


A empresa Volvo tem sua origem na Suécia e foi desenvolvida no ano de 1927. O seu significado em Latim é “eu rodo”, fazendo assim uma relação com “eu guio”. Desde a sua criação até os dias de hoje, a empresa já lançou grandes modelos de caminhões e de carros de passeio, também agradando assim cada vez mais os clientes. Além das grandes produções, a Volvo também tem relação com a maior competição marítima do mundo, que é mais conhecida como Volvo Ocean Race, que na verdade ocorre da seguinte maneira: a regata cruza quatro oceanos e cinco continentes em um tempo de nove meses.

Para comemorar junto com esta corrida marítima, a Volvo está apresentando a quinta geração de veículos relacionados à corrida. Assim, os consumidores agora poderão escolher entre as quatro novas cores: Ocean Blue II, Bright Silver, Black Sapphire e Crystal White. A ampliação no leque de cores dos carros deve agradar aos mais diversificados gostos dos clientes. Além disso, vale ressaltar que os modelos V40 e V40Cross terão rodas de 17”, já os modelos V60 e XC60 de contarão com rodas de 18”. Os veículos desta edição exclusiva terão várias identificações na parte externa.

O comprador destes automóveis ainda poderá desfrutar dos detalhes no interior relacionados ao Volvo Ocean Race. Assim, sempre que o motorista ligar o carro aparecerá no ecrã de infotainment o símbolo da competição. Os carros terão ainda diversos detalhes em laranja e o símbolo no chão e nas portas. Nos modelos V60 e XC60, haverá ainda o desenho do mapa da prova e o logotipo na cobertura do porta-malas, o que já traz um grande diferencial.

Além dos modelos já citados acima, o consumidor contará com mais dois modelos que são o V70 e XC70, as quais vão trazer para o consumidor muito mais conforto, visto que estas versões trazem uma menor distancia do chassi ao solo. E como um grande diferencial estes automóveis terão vários detalhes em preto, podendo ter até as rodas na mesma cor, o que deixa o veículo com um estilo elegante e bonito. A parte interior apresenta vários detalhes na cor preta, o que se contrasta com as partes em creme, como o painel, descanso central do braço, no chão e até no volante. Enfim, estes lançamentos da Volvo estão chegando para agradar muitos os consumidores.

Por Michelle de Oliveira


Novo Volvo V40 no BrasilA Volvo inova em segurança e lançou no Brasil há pouco tempo o modelo V40. O hatch de luxo é considerado o carro mais seguro do mundo atualmente. O modelo apresenta uma gama de recursos de segurança e trouxe uma tecnologia inédita: o airbag para pedestres, que aciona caso ocorra algum impacto.

Além do airbag exclusivo, o modelo traz outros itens como leituras de placas de trânsito, alerta de ponto cego e de veículo na traseira, controle adaptativo de velocidade, além de travamento quando alguém surge na frente do para-choque a uma velocidade de até 35 km/h.

O motor é 1.6 turbo com injeção direta, com versões a gasolina e a diesel. O câmbio (de seis marchas) pode ser manual, automático ou automizado de embreagem dupla. O interior está impecável e com um toque suave, com a possibilidade de mudar as cores dos mostradores, no painel.

O modelo é produzido na Bélgica. O preço vendido nas concessionárias é de R$ 115.950.

O Volvo vem com uma gama de equipamentos pronta para competir com os modelos da BMW série 1 e as novas gerações da Audi. 

Por Robson Quirino de Moraes


O segmento do mercado automobilístico dos cupês está prestes a aumentar a sua oferta, pois a Volvo está planejando expandir os seus modelos neste ramo disponibilizando além do C70 – que já está disponível no mercado – o novo modelo C90 o qual será o topo de linha da marca sueca para este tipo de carro.

O C90 possui a carroceria cupê – típica deste modelo – e terá ainda uma versão conversível e consiste em uma estratégia da montadora sueca em se consolidar enquanto marca premium neste segmento do mercado automobilístico.

Este novo cupê foi feito com base na plataforma SPA (Scalable Platform Architecture – Plataforma de Arquitetura Escalável) e irá usar novos motores com quatro cilindros VEA (Volvo Environmental Architecture – Arquitetura Ambiental Volvo ) que terá as opções de combustível a gasolina e a diesel.

Além disso, o novo C90 terá uma versão híbrida plug-in a qual fará a ligação de um motor que funciona à gasolina com potência de até 280 cavalos – que move as rodas dianteiras – com um motor elétrico que tem uma potência de 70 cavalos – o qual movimenta o eixo traseiro do veículo.

Portanto, este charmoso nicho do mercado automobilístico, em pouco tempo terá mais uma boa opção de compras para aqueles que são apaixonados por cupês e suas funcionalidades.

Por Ana Camila Neves Morais


A Volvo já anunciou que em maio começará a produção em massa de um novo veículo em suas linhas de montagem. O modelo V40 foi apresentado no dia 28 de fevereiro através de imagens divulgadas pela própria marca. Este ano, a Volvo promete vender mais de 90 mil unidades do veículo que começará a ser montado em sua fábrica localizada em Ghent, na Bélgica.

O automóvel moderno de cinco portas será mais uma atração no salão mais famoso da Suíça. No Salão do Automóvel de Genebra o Volvo V40 irá exibir seu mais novo sistema anticolisão, o “City Safety”, que agora possibilita atingir uma velocidade máxima de 50 km/h.

O que todos os amantes da Volvo se perguntam agora é: “Mas e a motorização?”. E a marca responde com a maior satisfação: o novo modelo irá apresentar nada mais nada menos do que três versões a gasolina. São eles, com as suas respectivas potências: O T3 de 150 cavalos, o T4 de 180 cavalos e o T5 com todos os seus 254 cavalos.

As edições que incluem o D2 de 115 cavalos, o D3 de 140 cavalos e D4 de 177 cavalos serão a base de diesel e só serão vendidas na Europa.

Por Jéssica Monteiro 

Fonte: G1


Está previsto para o final do primeiro semestre de 2012, mais precisamente no mês de junho, o lançamento no Brasil da perua V60, da Volvo, versão station wagon derivada do já conhecido sedã S60, que tem como público-alvo o segmento familiar. Os preços da perua premium ainda não foram definidos.

Assim como os outros modelos da montadora sueca, o V60 se destaca pela alta presença de itens tecnológicos, para aumentar a segurança e o conforto dos ocupantes. Entre eles há o “City Safety”, sistema que tem a função de evitar colisões ou atropelamentos, já que realiza uma frenagem de emergência caso detecte outro automóvel ou um pedestre em distâncias bem próximas. Cabe lembrar que o dispositivo funciona quando o carro está se movimentando a até uma velocidade máxima de 35 km/h.

Outro acessório interessante que estará presente no V60 é o "BLIS", sistema que alerta o motorista sobre a existência de objetos nos pontos cegos do automóvel. Completando a lista, não vão faltar os tradicionais airbags e freios ABS, oferecidos de série em todos os carros da Volvo.

A expectativa é de que a nova perua desembarque por aqui nas mesmas três versões em que é comercializado o S60, ou seja, nos modelos T4, T5 e T6 AWD, que são equipados com motores cujo desempenho varia de 180 cv a 304 cv de potência. Em breve, a Volvo vai liberar as informações oficiais sobre as versões, que contarão com um porta-malas capaz de carregar 430 litros de bagagens.

Por André Gonçalves


O Volvo S60 chega ao mercado mexicano.

O carro chega com 2 opções de motores em uma o motor escolhido pode ser o T4 1.6 com 180 cv já na versão top de linha o motor é o T6 3.0 entregando 305 cv,ambas a versões podem vir com câmbio automático ou manual.

O carro ainda conta com o sistema City Safety que estará disponível nas 2 versões do modelo.Além disso conta com outros muitos recursos como ESP, TCS,airbags múltiplos, sistema de informação inteligente IDIS.

O preço do S60 tem uma "grande" variação de preço partindo de R$ 54.900 e podendo chegar até R$ 98.000 .

Mais para quem quer ter um carro com tecnologia e força vale e muito o investimento.

Por Ewerton Cruz





CONTINUE NAVEGANDO: