A Toyota alerta sobre o fato de que teias de aranha podem fazer com que os airbags inflem acidentalmente e façam com que motoristas percam o controle do volante.

A razão dada foi que teias pegajosas podem causar um bloqueio, o que poderia, por sua vez, ativar os airbags do lado do condutor, bem como cortar a direção hidráulica dos carros, potencialmente resultando em um acidente desagradável.

A Toyota também explicou que as teias de aranha podem causar um bloqueio em um tubo de drenagem que vem do condensador do ar condicionado dos carros, o bloqueio faz com que a água escorra para dentro do módulo de controle do airbag, cause curtos-circuitos acionando uma luz de advertência preocupante no painel, ou fazer com que o airbag infle de repente.

A empresa alertou que há ainda um risco de perda completa da “direção assistida” e essa perda resulta em um aumento do esforço de direção.

A Toyota está no processo de notificar os proprietários dos veículos afetados e disse que suas concessionárias só precisam aplicar o selante e instalar uma tampa no ar condicionado condensador na  unidade costura habitacional localizado acima do módulo de controle do airbag, para corrigir o problema.

Um dos modelos que precisa de reparos é o Camry, que é o carro mais vendido nos Estados Unidos, já tendo vendido 318.990 veículos este ano. Do número enorme que precisa de fixação, 847 mil estão na América do Norte com o restante da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Camry

Toyota Camry

Foto: Divulgação

De acordo com a Toyota, não houve nenhuma falha devido ao erro ainda. Um porta-voz da Toyota disse à CNN Money que a empresa está ciente de três casos de airbags que inflaram de repente e 35 casos de luzes de advertência acionadas.

A empresa disse que, nos casos que investigou, a causa foi as teias de aranha, mas não pode confirmar que todos os casos sejam de responsabilidade dos aracnídeos.

Por Jaime Pargan


Os modelos da Série 3 e Town & Country da marca BMW e Chrysler deverão passar por recall. O motivo: problemas no air bag. São 502 unidades da primeira e 51 unidades da segunda a serem encaminhadas para manutenção.

Da BMW, a ação deve acontecer para os modelos 320i/A, 325i/A, 325Ci/A, 330i/A, 330Ci/A, 330 SMG Motorsport e M3 Coupé, fabricados entre dezembro de 2001 e março de 2003. A substituição será do módulo do air bag do passageiro do banco dianteiro, que de acordo com a fabricante, gerou a ação por ter ocasionado um acidente. O proprietário de um dos modelos registrou o problema.

A empresa constatou que em caso de colisão frontal grave, o dispositivo de air bag estaria sendo acionado inadequadamente, o que pode causar danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.

Para quem possui o veículo da marca Chrysler, modelo 2013, deverão fazer a manutenção do Town & Country por ter sido apresentada uma falha no software do air bag lateral. O defeito, segundo informações da montadora, pode prejudicar o acionamento do dispositivo de segurança. A concessionária, então, afirmou que neste caso, o veículo terá o módulo do air bag reprogramado.

Quem tiver dúvidas sobre as ações das duas fabricantes deverá entrar em contato no telefone: 0800 707 3578, para os veículos da BMW e 0800 703 7130 ou através do site www.chrysler.com.br, para os da Chrysler.

Por Jaime Pargan


Novo Volvo V40 no BrasilA Volvo inova em segurança e lançou no Brasil há pouco tempo o modelo V40. O hatch de luxo é considerado o carro mais seguro do mundo atualmente. O modelo apresenta uma gama de recursos de segurança e trouxe uma tecnologia inédita: o airbag para pedestres, que aciona caso ocorra algum impacto.

Além do airbag exclusivo, o modelo traz outros itens como leituras de placas de trânsito, alerta de ponto cego e de veículo na traseira, controle adaptativo de velocidade, além de travamento quando alguém surge na frente do para-choque a uma velocidade de até 35 km/h.

O motor é 1.6 turbo com injeção direta, com versões a gasolina e a diesel. O câmbio (de seis marchas) pode ser manual, automático ou automizado de embreagem dupla. O interior está impecável e com um toque suave, com a possibilidade de mudar as cores dos mostradores, no painel.

O modelo é produzido na Bélgica. O preço vendido nas concessionárias é de R$ 115.950.

O Volvo vem com uma gama de equipamentos pronta para competir com os modelos da BMW série 1 e as novas gerações da Audi. 

Por Robson Quirino de Moraes


No meio de muitos protestos e desconfianças, a lei que obriga todos os carros fabricados a terem o dispositivo de airbag, foi aprovada. A partir da data de sua aprovação todos os carros fabricados terão o airbag em seu interior.

A aprovação da lei gerou protestos, porque o artifício em questão não é barato, contudo acredita-se que o preço será reduzido, tendo em vista que agora o airbag é um artifício de todos os automóveis novos. O dispositivo funciona como uma cama inflável que amortece a colisão e, ao contrário do que muitos pensam, essa "cama" não sufoca o motorista, pois ela tem um tempo programado de ficar inflável e, ao término desse tempo, ela volta ao seu tamanho original. 

Essa medida aprovada pelo governo reduzirá muito o número de acidentes, pois o airbag salva muitas vidas em acidentes de trânsito.

Por MS





CONTINUE NAVEGANDO: