Cuidados com a Manutenção dos Pneus



  

Confira aqui algumas dicas e cuidados necessários na hora de realizar a manutenção dos pneus de seu carro.

O que a conservação e manutenção adequadas de carros, motocicletas e caminhões têm em comum? A primazia e a atenção especial dada aos seus pneus, uma vez que em todos os veículos, eles são itens que requerem uma série de cuidados fáceis, porém constantes, para que surpresas desagradáveis sejam evitadas. Que o cuidado com os pneus é fundamental para a segurança do condutor e de seus passageiros no veículo em circulação, isso todo mundo sabe. Mas, como fazer sua manutenção corretamente?

1 – A Calibragem dos Pneus:

Para que a estabilidade e o comportamento do veículo não sejam alterados, é necessário que os seus pneus estejam com os níveis de pressão corretos. Pneus com pressão abaixo do indicado e informado pelo manual do dono, fazem com que o carro, a moto ou caminhão consumam mais combustível. Ponto negativo para o meio ambiente e para o bolso do condutor. A execução de sua calibragem é indicada a ser feita a cada duas semanas de rodagem.

2 – O Alinhamento dos Pneus:

Na maioria das vezes, pneus desalinhados se desgastam de forma desigual. A vida útil desse item nessas condições se reduz em até 50%, compromete o sistema de direção e o de suspensão do veículo. Caso esse meio de transporte esteja pendendo mais para um lado do que para o outro em linha reta, é sinal de que seus pneus estão desalinhados.  Cada revisão que é feita requer que os pneus sejam alinhados.

3 – Rodízio de Pneus:





As trações dianteira e/ou traseira dos veículos requerem mais dos pneus que ali se localizam, logo, eles se desgastam mais. Uma boa saída é que eles sejam alternados de posição constantemente, de modo que eles se danifiquem de um modo mais ou menos parecido. O propósito é que a vida útil dos pneus se estenda e que acidentes sejam evitados nas curvas e nas frenagens bruscas.

4 – Cuidados com o Estepe:

Ainda que o estepe seja um item que fique mais tempo dentro dos carros e caminhões, e que os condutores torçam para que ele não precise ser usado, isso poderá acontecer. E quando essa hora chegar, ele deverá está em perfeitas condições de uso. Para tanto, a recomendação é que esse pneu reserva seja calibrado de quinze em quinze dias.

Flávia Alves Figueirêdo Souza



1 comentário em “Cuidados com a Manutenção dos Pneus

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *