Jeep lança Nova Série Especial de 75 Anos



  

Edição comemorativa celebra aniversário de 75 anos da marca e chegará para toda a linha de carros.

A marca estadunidense Jeep, que está atualmente produzindo o Renegade no Brasil, fez história no mundo automobilístico e está comemorando nos Estados Unidos da América 75 anos. Com isso, a marca irá realizar o lançamento de uma nova série especial para toda a linha – Cherokee, Compass, Grand Cherokee, Wrangler, Wrangler Unlimited e também o Renegade. O nome será 1941 – Seventy Five Years, que traduzido para o português seria: Setenta e Cinco Anos.

A versão tem grande destaque pelos tons de verde da carroceria (Jungle, Recon ou Sarge), que varia de acordo com o modelo, fazendo referência ao clássico verde-oliva do original jipe Willys MA, além de diversos outros detalhes no acabamento, por exemplo, bancos de couro que possuem o símbolo da série bordado com tecido especial ou em relevo e também as rodas em bronze acetinado.

O lançamento irá ser no Salão de Detroit, que irá ser aberto ao público na segunda-feira, dia 11 de janeiro de 2016, ficando em funcionamento até o dia 24 do mesmo mês. As vendas serão iniciadas durante todo o primeiro trimestre, porém, somente no país norte-americano, portanto, ainda não há previsão para o modelo chegar ao mercado brasileiro.





A Jeep foi inaugurada no mês de julho do ano de 1940, quando o exército americano anunciou aos fabricantes automotivos do país que a corporação necessitava de um carro de leve reconhecimento, para que pudessem substituir os veículos derivados do Ford T e também suas motocicletas. O exército do país convidou um total de 135 montadoras para que as mesmas se candidatassem ao projeto, após ter passado longa lista de especificações a serem seguidas. Entre estas, pedia-se uma carroceria com uma capacidade para transportar 272kg e que possuísse um formato retangular, além de contar com uma distância de até 1,90 m de distância entre-eixos, tração em todas as rodas e com caixa de transferência de duas velocidades, um motor com leve funcionamento que atingisse entre 5 e 80 quilômetros horários, peso bruto total de no máximo 590kg, além de três bancos individuais. As marcas que prontamente assumiram o desafio foram a American Bantam Car Manufacturing Company e a Willys-Overland, sendo logo seguidas pela Ford.

Posteriormente a guerra, a Willys-Overland passou a se chamar Jeep, que acabou modificando o veículo militar em um utilitário off-road.

FILIPE RIBEIRO DA SILVA



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *