Dacia Duster ganhou novo motor movido a gasolina



  

Novo motor é 1.6 e é movido a gasolina. Montadora também se preocupou em oferecer um novo motor que estivesse dentro do regulamento Euro6 de consumo de combustível e de emissões de poluentes.

Na última terça-feira (dia 25), a montadora Dacia lançou um novo modelo de motor para o seu Duster. O novo modelo tem 1.6 de capacidade cúbica e é movido a gasolina. A montadora se importa com o meio ambiente, e fez questão que o novo motor estivesse dentro do regulamento Euro6 de consumo de combustível e de emissões de poluentes, o que, aliás, foi uma das motivações para o desenvolvimento do novo modelo. A exigência para a adaptação dos carros ao novo modelo de emissões de poluentes vai até o próximo dia 1º, e a montadora já se antecipou ao prazo.

O novo modelo não chega aos mercados somente como uma evolução do bloco anterior, mas vem com a força de um modelo completamente novo. Seu motor desenvolve-se a 115 cv de potência e possui 15,91 mkgf de torque.

O motor vem equipado com a novidade da transmissão manual com apenas 5 marchas. A aceleração do Dacia Duster é de 0 a 100 km/h em apenas 11 segundos, marca considerável se comparada a outros do mesmo estilo. A versão com tração integral perde um pouco no arranque, e chega à mesma velocidade em 12 segundos.

As emissões de poluentes, como o CO2, tiveram uma redução de cerca de 30 g/km e chegaram à marca de 155 g/km na versão 4X4 e 145 g/km na versão 4X2. Para os motoristas mais tradicionais, a Duster possui uma opção que possui transmissão manual de seis marchas.

O Dacia Duster já é comercializado na Inglaterra, onde pode ser encontrado pelo preço de 9.495 libras, o que equivale em nossa corrente moeda a R$ 52.700. Preço razoável, se compararmos todas as funcionalidades que o modelo nos oferece.





Aqui no Brasil, o modelo disponível agora está ultrapassado, o 1.6 16V que conhecemos é flex e tem potência parecida com o modelo lançado na Europa. A principal diferença é que o modelo deles só roda a gasolina, já o nosso, quando abastecido com etanol, chega a 115 cv e torque de 15,9 kgfm a 3.750 rpm.

Por Patrícia Generoso

Dacia Duster

Dacia Duster

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *