Dia Mundial Sem Carro – Questionamentos sobre a lógica da ação



  

Foi estipulado que no dia 22 de setembro seria comemorado o "Dia Mundial Sem Carro", como uma forma de alertar a população que é possível fazer algo para reduzir o número de veículos no trânsito, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a poluição do planeta.

Na Europa, a data é comemorada durante uma semana inteira, sendo realizadas diversas atividades que visam conscientizar tanto os adultos quanto os jovens e as crianças.

O brasileiro atualmente conta com maiores facilidades para adquirir seu carro, seja ele novo ou usado. Aumentou o poder aquisitivo do trabalhador, o preço do seminovo está mais em conta e os modelos novos contam com parcelamentos que possibilitam a compra para boa parte dos cidadãos. Com isso as pessoas passam a contar com maior comodidade, mas ao mesmo tempo ajuda a aumentar o problema.

Outro fator que faz o problema se agravar é o baixo investimento por parte do Governo, que muito pouco tem feito para garantir soluções reais. As cidades contam com pouquíssimas novas obras, ao passo que o número de veículos na rua aumenta diariamente.

E tem ainda o fato de que o transporte público não atende às necessidades mínimas da população. Ônibus lotados, metrô somente nas grandes cidades e mesmo assim não atendem a todo o município, enfim, é uma série de fatores que tornam o problema ainda mais complicado.





De que adianta dedicar um dia para não usarmos carros? Imagine só: com parte da população usando carro, outra parte já sofre no transporte público lotado, imagine se as pessoas deixarem o carro em casa e resolverem ir para o trabalho utilizando o transporte público, vai ser um caos! Ônibus e metrôs ainda mais lotados e a grande maioria dos trabalhadores chegando atrasados.

O problema é completo e exige soluções complexas! É preciso uma conscientização por parte da população, mas o Governo precisa fazer sua parte, do contrário, o “Dia Mundial sem Carro” será uma data, assim como tantas outras, onde iremos comemorar um sonho, o qual não conseguiremos realizar.

Por Russel

Dia Mundial Sem Carro

Foto: Divulgação



2 comentários em “Dia Mundial Sem Carro – Questionamentos sobre a lógica da ação

  • A data serve para não esquecermos os problemas do transporte. Se seguirmos sua lógica, não devemos ter mais o dia do combate ao câncer, AIDS, porque o governo invest muito pouco em pesquisa.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *