CarPlay é o novo sistema da Apple desenvolvido para automóveis



  

A Apple está de olho no mercado automotivo mundial e aproveitou o Salão de Genebra, um dos mais tradicionais Salões europeus, para apresentar uma de suas novidades para 2014. Denominada CarPlay, a tecnologia da marca da Maçã permite ao condutor utilizar as funções de seu iPhone através da tela do sistema multimídia, dos comandos situados no volante ou até do console central do veículo. Segundo  a empresa norte-americana, a novidade tecnológica já estará disponível neste ano.

Mantendo o layout típico da marca estadunidense, o CarPlay oferece ao motorista, entre outras funções, a opção de traçar uma rota a partir do aplicativo de mapas do iPhone, sendo guiado até o destino através dos comandos de voz e instruções exibidas na tela. Outra funcionalidade é a praticidade de acessar as músicas ou podcasts presentes no aparelho, além da possibilidade de utilizar o conteúdo de outros aplicativos parceiros da Apple.

Contudo, o maior diferencial deste sistema de conectividade e entretenimento feito pela Apple quando comparado aos já existentes, é a possibilidade de interagir com o assistente pessoal comandado por voz, conhecido como Siri. Essa função é muito intuitiva e dinâmica, permitindo ao usuário praticamente acessar os conteúdos desejados apenas conversando com o aparelho móvel. Parece algo futurístico, mas quem já possui um celular da marca já conhece a funcionalidade do Siri. Para se ter uma ideia de toda a praticidade do Siri, caso o condutor queira ligar para algum contato de sua lista, basta solicitar ao CarPlay, fazendo com que a ligação seja realizada. Além disso, quando o motorista receber mensagens de texto, o sistema fará a leitura do conteúdo e o condutor poderá ditar as respostas para que esta seja enviada automaticamente.

Somando a tudo isso, as montadoras poderão desenvolver aplicativos específicos para quando o usuário do CarPlay estiver a bordo do carro. Se o modelo não possuir uma tela multimídia, a Apple garante que será possível aproveitar botões do comando do volante ou do console central do veículo para acessar as inúmeras funções do CarPlay.





Se você ficou com vontade de usufruir deste sistema de conectividade, saiba que, a princípio, apenas os carros da Honda, Hyundai, Mercedes-Benz, Volvo, Jaguar e Ferrari terão acesso ao CarPlay. No entanto, a Apple afirma que os veículos da Ford, Toyota, Chevrolet, BMW e outras fabricantes receberão essa tecnologia em breve. 

Por Caio Polo

CarPlay da Apple

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *