BYD Qin – Carro híbrido chinês é lançado



  

Cada vez mais modelos de veículos híbridos e elétricos têm surgido no mercado, principalmente para atender a demanda de países europeus e asiáticos. Os modelos são fabricados por montadoras japonesas, taiwanesas, americanas, alemãs, francesas, enfim, a maioria delas querem abocanhar uma fatia desse bolo que só cresce. As chinesas também estão no páreo, mas a pouca credibilidade de alguns modelos anteriores embarricam o mercado americano.

A montadora BYD não vê isso como problema e acaba de lançar o modelo sedan Qin, um modelo ecologicamente correto no que diz respeito o combustível. Segundo a BYD, uma das maiores da  China, o Qin é um híbrido  que consegue percorrer 62,5 km por litro de combustível. Se for verdade, o modelo paga seu valor em combustível em pouco tempo, mas vamos às características principais do veículo: o Qin tem um motor a gasolina 1.5 turbo e outro elétrico como muitos outros híbridos, que gera 291 cv e torque de 24,5 kgfm. Até aí nada de surpreendente, nem mesmo a aceleração, que faz o carro chegar aos 100 km/h em 5,9 segundos e a atingir a velocidade máxima de 185 km/h.

O que impressiona é o sistema desenvolvido pela empresa, que no modo “híbrido econômico” modifica o funcionamento do motor, melhorando seu desempenho. Nele o carro redireciona a energia que seria dissipada e a transforma em energia cinética, reaproveitando assim para recarregar a bateria. A empresa não informou do que são feitas as baterias, somente que ela pode percorrer 44 quilômetros na carga máxima.





O Qin, que será lançado na China ainda no primeiro semestre de 2014, apresenta sistemas de manobras por controle remoto, que pode ser acionado fora do veículo. O motorista pode inclusive trazer o carro para perto dele.

Ainda não há previsão de lançamento do modelo no Brasil, que seria bem aceito, tendo em vista o preço da gasolina.

BYD Qin



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *