Falhas nos sistemas dos veículos



  

A tendência do mercado automobilístico atual é se desenvolver no intuito de fornecer o máximo conforto ao motorista e aos passageiros, e este conforto se dá em grande parte aumentando a automação por meios de softwares avançadíssimos.

No entanto, tornar o veículo um supercomputador tem lá seus problemas. Dois especialistas americanos descobriram uma falha no sistema dos carros que permite a invasão e desbloqueio do mesmo utilizando para isso alguns poucos cabos e um notebook razoável.

Os especialistas invadiram o sistema de autodiagnóstico que o Ford Escape 2010 e o Toyota Prius possuem, e com a ajuda do notebook conseguiram transferir o comando do veículo para o controle remoto de um Nintendo.

Por enquanto, não é preciso se preocupar com a notícia, uma vez que os pesquisadores fazem parte de uma pesquisa financiada pelo Departamento de Defesa americano que possui o intuito de alertar as montadoras sobre os possíveis riscos existentes ao virtualizar totalmente um veículo.





Com os carros atuais cada vez mais automáticos não será de se estranhar se futuramente vier junto com o seguro do veículo um kit antivírus. Um novo mercado surge para mega empresas como Mcafee e Norton.

Por Fernando Setoue



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *