Carros Novos – Obrigatório kits antifurto



  

Foram diversas discussões sobre o assunto e o projeto ainda encontrava-se indefinido. Porém, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) realizou a definição das medidas e regras que tornam obrigatória a venda de kits antifurto no Brasil. Em janeiro de 2013, 20% dos veículos novos terão instalados sistemas de rastreamento e bloqueio. A partir de agosto, serão 100% dos veículos novos com a obrigatoriedade. Já para as motos, o prazo para adequação total da frota é janeiro de 2014.

De acordo com informações do Contran, os sistemas serão instalados nos veículos, mas caberá a cada proprietário a decisão se pagará ou não pelo serviço de rastreamento,  que apresenta diversas empresas especializadas neste tipo de serviço. O sistema de bloqueio será funcional, e poderá ser acionado pelos proprietários.

Cinco vezes antes, o projeto do Contran havia sido adiado, isto ocorria devido a falta da definição de um padrão na tecnologia utilizada para a comunicação entre a central de rastreamento e os veículos. Publicada há duas semanas, a Deliberação que configurou este novo cronograma foi a 128.





Sendo assim, cada montadora ou importadora deverá fazer a homologação dos modelos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Por Marcelo Araújo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *