Vendas de Caminhões aumentaram na 1ª quinzena de junho de 2012



  

Incentivada pelo pacote de estímulo à indústria automotiva, as vendas de caminhões subiram 4,95% na primeira quinzena desse mês, na comparação com o mesmo período do mês anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18/06) pela Federação Nacional das Indústrias de Veículos Automotores (Fenabrave).

Já em comparação aos resultados apresentados na primeira quinzena de junho do ano passado, a redução no emplacamento de caminhões caiu 27,95%.

Essa recuperação, apesar de pequena, reflete os esforços do Governo Federal em estimular a economia. A principal medida do governo foi a redução da taxa Finame PSI. O Finame é um programa de financiamento que utiliza recursos do BNDES para aquisições de caminhões, máquinas e implementos. A taxa, que era de 10% ao ano, caiu para 7,7% em Abril e hoje está em 5,5%. Outra ação que estimulou a compra de caminhões foi a ampliação do prazo máximo de financiamento da linha Procaminhoneiro, que passou de 96 para 120 meses (com taxa de 5,5% ao ano).





Para os automóveis e comerciais leves, o aumento foi mais expressivo: 24,14% em relação a maio e 29,10% acima do que foi registrado na primeira quinzena de junho de 2011.

Por Rodrigo Alves de Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *