Kia Ray EV – Lançamento do primeiro veículo elétrico da Coreia do Sul



  

Foi lançado pela Kia Motors na Coreia do Sul nesta quinta-feira, 22/12, o primeiro veículo elétrico do país, o Kia Ray EV. O carro coreano recém lançado não polui o meio ambiente e pode fazer até quase 140 km por carga.

A carga dura cerca de 25 minutos e é embutido no carro um sistema que localiza os pontos de recarga mais próximos.

A capacidade de arranque do Ray EV chega a velocidade de 130 km/h (mais potente que os carros a gasolina).

A tração do Ray EV é nas rodas dianteiras que por sua vez é alimentada por um motor elétrico de 67,9 cv de potência, mantida através de uma bateria de alta capacidade de lítio de 16,4 kWh. Essa bateria tem ciclo de vida projetado para 10 anos e sua recarga dura 6 horas em fontes 220v.





O EV possui 77% de torque a mais que qualquer veículo 1.0, chegando a 17 kgfm. O modelo também utiliza um tipo novo de sistema de frenagem regenerativa, onde o motor elétrico gera impulso no freio hidráulico auxiliar, como em veículos de combustão interna. A Kia informou que o resultado é um freio linear que consegue ainda recuperar a energia, diferente das outras formas em que ela seria perdida na desaceleração.

O novo carro estará disponível apenas no mercado sul-coreano. 2.500 unidades deverão ser produzidas para uso de algumas agências do governo da Coreia do Sul.

Por Manoel da Costa Jr



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *