Opel RAK e Concept – Novo modelo de carro elétrico



  

Começou o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, um dos eventos mais esperados do ano por aqueles que gostam de novidades referentes ao universo da indústria automobilística. Logo no primeiro dia do evento, uma das apresentações que mais chamou a atenção foi a do Opel RAK e Concept, um pequeno veículo elétrico, que mais se parece a um misto de carro e moto.

O modelo, desenvolvido pela subsidiária alemã da General Motors, foi criado para ser uma alternativa aos grandes veículos, que têm contribuído cada vez mais para a lentidão do trânsito em movimentados centros urbanos. Ele é mais um integrante do novo segmento de compactos elétricos futuristas e ecológicos, que já conta com o Twizy, da Renault; o Urban Concept, da Audi; e o Volkswagen Nils, entre outros, recém-apresentados ao público.

Bastante leve, pesando cerca de 380 kg, e compacto, com capacidade para carregar 2 pessoas, o RAK é movido por um motor totalmente elétrico, capaz de gerar 49 cv de potência e torque de 5,9 kgfm, o suficiente para levá-lo a atingir uma velocidade máxima de 120 km/h, de acordo com a fabricante. A fonte de energia do propulsor é uma bateria, que pode ser totalmente recarregada em 3 horas, fornecendo uma autonomia de 100 km.





O protótipo terá como destino, inicialmente, as ruas de vários países europeus, assim que confirmada a sua produção em série. No velho continente ele poderá ser dirigido por pessoas com idade a partir de 16 anos.

Por André Gonçalves

Fonte: Automobile Magazine



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *